Quando Sam tinha apenas quatro anos de idade, seus pais decidiram se mudar para os Estados Unidos, em busca de uma vida melhor. Ele e sua mãe chegou pela primeira vez, em 10 de janeiro de 1994, no Aeroporto de JFKInternational e começou a sua nova vida em Fall River, Massachusetts. Sam aprendeu Inglês e Português na escola de sua avó materna, enquanto era criado em um estilo de vida cristã. Seu pai havia se tornado um pastor em uma igreja Batista e se mudou para os EUA um ano mais tarde, depois que eles se mudaram para um pequeno apartamento em Framingham, Massachusetts, onde seu pai conseguiu um emprego como entregador de jornal, e sua mãe na limpeza de casas, trabalho típico entre os brasileiros imigrantes. Em agosto de 2001, os Alves compra sua primeira casa em Clinton, Massachusetts.
Depois de Sam se formar na oitava série, em junho de 2003, sua mãe começou a treinar-lo para cantar na igreja. Sua primeira apresentação foi na igreja em Everett, Massachusetts, onde ele cantou em um dueto com sua mãe. Sua primeira performance solo estava para acontecer na igreja para uma multidão de menos de vinte pessoas em Clinton. Em outubro de 2003, ele voltou para o Brasil com a mãe para o trabalho missionário. Lá, junto com sua mãe, que ele ajudou a construir uma nova igreja na capital, Brasília. Sam iria cantar durante os serviços isoladamente ou em duetos com sua irmã Samara honorário. Durante esse tempo, ele frequentou a Escola de Música de Brasília, considerada uma das melhores escolas de música da América Latina.
Embora os planos originais de Sam seriam em gravar sua música quando estivesse totalmente preparado, mas, um amigo da família incentivou a mãe de Sam ter Sam e Samara gravar um álbum independente em um estúdio em Brasília. Sam escreveu uma canção de seu segundo ano do ensino médio no Brasil, intitulado " Tu és Senhor ", que foi selecionado para o álbum, enquanto o resto das gravações eram em Português. Durante a gravação, Sam escreveu duas músicas adicionais em Português que também foram incluídos. O álbum foi gravado ao vivo no dia 6 de dezembro de 2006, a mãe de Sam construiu a igreja, na frente de centenas de pessoas. O álbum foi lançado pela primeira vez em 3 de fevereiro de 2007, em sua cidade natal, Fortaleza, e , em seguida, em 3 de Março de 2007, em Brasília.
Em 10 de março de 2007, Sam e sua mãe voltou para sua casa em Clinton, onde seu pai tinha mantido seu trabalho e casa da família. Os pais de Sam separaram e se divorciaram no ano seguinte, e Sam ficou com sua mãe. Ao longo deste período, a economia entrou em colapso e Sam e sua mãe solteira enfrentou dificuldades na vida financeira estritamente sobre o salário de sua mãe e da venda de CDs de Sam. Sam continuou a cantar em igrejas na área da Nova Inglaterra, no Canadá e também em Nova York, enquanto sua mãe se esforçou para para salvar sua casa de família.
Em novembro de 2009, Sam atendeu uma chamada e foi selecionado para se juntar ao coro de apoio Michael W. Smith como tenor, e auxilio outros vocalistas. Pouco depois, Sam foi convidado a liderar uma equipe de louvor e adoração para o grupo de jovens de uma grande igreja no centro de Massachusetts e em poucos meses se formou na liderança da equipe de culto principal da igreja onde cantou semanal e em especiais e produções de férias. Antes de se envolver com a equipe de culto principal da igreja, a participação de Sam no Concerto do Michael W. Smith levou a ser escolhido pelos diretores do "Dove Singers to play Jesus" em uma turnê musical na área da Nova Inglaterra, durante duas semanas que antecederam a Páscoa de 2010.
Depois de tirar uma folga entre ensino médio e superior para trabalhar para ajudar no sustento da casa, Sam matriculado em Worcester State University, originalmente como um pré-med principal, mas acabou migrando para a música, a fim de prosseguir uma carreira que ele realmente ama. Sam continuou a aulas de voz e participação no coral universitário que gostava desde a inscrição  que incluiu um vocal principal de "Brown Eyed Girl ", de Van Morrison enquanto estava em turnê com o Chorale em Portugal. No outono de 2012, Sam saiu da líderença do grupo de louvor e adoração para se concentrar em sua carreira solo, acrescentando aulas de canto particulares em um estúdio em Boston, onde foi descoberto como modelo. Mais tarde, em 2012, Sam participou de um casting aberto para 4 ª Temporada do programa da NBC "The Voice" cantando " Ponto de Equilíbrio " pelo roteiro , inspirado por um rompimento recente com a ex-namorada, e foi aprovada em para Hollywood. Sam cantou Michael Buble "Sentimento bom" para a audição cega do The Voice USA que foi ao ar nacionalmente no programa da NBC The Voice em 1 de Abril de 2013.
Sam, se apresenta no The Voice para os jurados técnicos Adam Levine, Blake Shelton, Usher e Shakira. Ele cantou Feeling Good, clássico na voz de Nina Simone. Todos demonstram estar gostando. Shakira chega a colocar a mão sobre o botão, mas não aperta. Terminada a canção, Sam se decepciona ao constatar que ninguém se virou. Com os olhos marejados, Shakira está visivelmente arrependida. O jovem diz o nome e que nasceu no Brasil. A latina abre um largo sorriso e pede licença aos colegas para falar em português: “Eu adorei você. Acho que você é um cantor realmente bom”. Todos o elogiam e, na saída, Shakira lhe pede um beijo e um abraço. “Muita sorte! Você vai triunfar. Tenho certeza disso”, diz a ele.
Mas o cearense Samuel Alves o "Sam", não desiste e vem participar das audições do The Voice Brasil interpretando a música "When I Was Your Man" do Bruno Mars e dessa vez ele convenceu todos os jurados Lulu Santos, Daniel, Claudinha Leite e o Carlinhos Brown.
Texto do Release do cantor no www.facebook.com/SAMALVESMUSIC