quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

DESAFIOS DA REGIÃO MISSIONÁRIA DO NORDESTE

Esse pedaço do Brasil, que chamamos de nordeste, setenta vezes maior que Israel e com uma população equivalente à soma da Espanha e Portugal, contém grandes desafios não só para as autoridades governamentais, mas principalmente para a igreja evangélica brasileira.
O nordeste tem os piores índices sociais do Brasil. Veja alguns exemplos:


a)    Na educação, detém a maior taxa de analfabetismo (20%)
b)    Na saúde, é campeão na mortalidade infantil,
c)    No trabalho infantil é a região que tem mais crianças ocupadas com menos de nove anos.

É bom que fique claro que há dois Nordestes
-    O Nordeste mais desenvolvido. É o Nordeste do litoral, das capitais, das praias ensolaradas, dos shoppings, da economia forte, culturalmente desenvolvido, com muitas igrejas evangélicas.                           
-    O Nordeste pouco desenvolvido. O Sertão Nordestino. Onde há ainda muito analfabetismo e milhões vivem abaixo da linha da pobreza; muita superstição.
O nordeste é um campo missionário.
a) Um dos grandes problemas na religiosidade nordestina é o sincretismo religioso – os elementos de culto, crença e valores religiosos se misturam entre as religiões.
b) No Sertão Nordestino a porcentagem de evangélicos é baixíssima: menos de 4%. Centenas de cidades com menos de 2% de evangélicos. Muitas com menos de 1%. Milhares de povoados sem nenhuma igreja evangélica.  71% das cidades menos evangelizadas do Brasil estão no Sertão Nordestino. Das 485 cidades brasileiras com menos de 3% de evangélicos, 343 estão no Sertão Nordestino. 12.000 comunidades rurais, ou vilarejos, sem igrejas. No caso do Estado do Ceará, 97% dos crentes estão na área de Fortaleza. Os outros 3% estão distribuídos no interior.


População do Nordeste.
a) A população do Nordeste está em torno de 53 milhões de habitantes.
Cerca de 46 milhões vivem no Sertão.  
Peregrinações Religiosas.
b) São muitas as peregrinações de romeiros a determinadas cidades, como Juazeiro do Norte e Canindé (CE), Bom Jesus da Lapa (BA) e Santa Cruz dos Milagres (PI). A veneração de pessoas consideradas santas é muito forte no nordeste: Padre Cícero, Frei Damião, Irmã Dulce e Padre Ibiapina.
c) Juazeiro do Norte fica bem no coração do Sertão Nordestino.  A distância de Juazeiro para as capitais da região  é de 600 a 700 km.
d) Juazeiro do Norte tem sido a capital espiritual da idolatria, do sincretismo religioso e da superstição. A figura do Padre Cícero tem sido exportada para todo o Brasil.  

e)    A migração  em todo Nordeste é um fator determinante ainda hoje.

A Necessidade de Obreiros.

a) O tamanho médio das igrejas não dispõe de recursos para  manter obreiros  bacharelados de outras regiões. Tanto é que aqueles que saem do Nordeste e vão estudar em outras regiões acabam ficando por lá.

b) A não adaptação de alguns pastores que vão para o nordeste, logo voltam à região de origem,  gerando um desconforto na estabilidade do nosso povo.

c) O Nordeste necessita de obreiros, há um clamor profundo saindo das entranhas desta região, dizendo: “Pai manda ceifeiros para a tua Seara”.  Quem vai evangelizar esse povo, tão sofrido, tão esquecido, mas valente por natureza e sedentos da verdade celestial?
Fonte: Alguns dados são do livro: O grito do Sertão Nordestino. Editora Esperança. Edição Comemorativa JUVEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário