quinta-feira, 24 de outubro de 2013

POR QUE MISSÕES?

MISSIOLOGIA- “IDE E PREGAI A TODOS OS POVOS”
Missões é um dos mais palpitantes relacionamentos com o “serviço cristão”, e do ponto de vista humano, tão antigo quanto Adão, o primeiro Homem. Mas, do ponto de vista da Bíblia Sagrada, podemos vê-la no Próprio Deus, Criador Eterno e Misericordioso. Por isso, Missões é um assunto profundo, abrangente e prioritário. Ao longo
dos séculos, o homem tem se afastado do Criador em busca de novas formas de adoração. Deuses pagãos têm ocupado o lugar do Eterno Criador no coração da humanidade, mostrando a enorme necessidade do homem de ter Deus em si e assim fazendo-se necessário o reencontro do homem com Deus.
  Esperamos que que o Blog: MISSÕES EM PENTECOSTE, o conduza a duas atitudes:
1) Buscar o aprofundamento do estudo de missões
2) Praticar missões por toda a sua vida cristã em quaisquer modos possíveis.
Se não você, Quem?
Se não Agora, quando?
Espero que depois que ler as letras seguintes você possa fazer missões como se tudo dependesse de você, e orar por missões como se tudo dependesse de Deus.

Afim de obter uma fácil compreensão deste assunto tão vasto, você vai  estudá-lo Através de 3 tópicos:

1)     O que é missões?
2)     Para que missões?
3)     Onde fazer missões?
O QUE É MISSÕES?
A palavra missões vem do verbo latim “mito”, que significa “Enviar”, no novo testamento a palavra é “Aposteilo”, que tem o mesmo significado.
Foi somente a partir do século XVI, que a palavra missão começou a significar à Igreja sendo enviada ao mundo, portanto a palavra missão significa “enviar”.


Embora a palavra missões tenha sido usada primeiramente no Sec XVI, podemos ver que o grande desejo de Deus é “Encher a Terra de Sua Glória”. O primeiro homem era cheio da glória de Deus e tinha comunhão com Deus e Deus queria que isso se multiplicasse e enchesse a terra. Gn 1:28.
Quem primeiro se preocupou em “enviar” foi o Próprio Deus.
O Pastor Clói Marques Pereira escreve o seguinte texto sobre a obra missionária no Velho Testamento:
“Os profetas foram missionários de Deus. Quase todos eram itinerantes, enviando a mensagem de Deus. Alguns saíam do reino do sul, indo profetizar nas terras do norte ( I Reis 13:1) , Outros iam para o estrangeiro, como Elizeu (II Reais 8:7), Jonas ( Jonas 1:1-2), Ezequiel ( Ezequiel 1:1),Daniel ( Daniel 1:6). Também há diversos textos dirigidos às nações pelos profetas de Deus como vemos em Isaias 13: 1,I Samuel  23:18, dirigindo-se a Babilônia,  Filistia, Moabe, Etiópia, Egito, Arábia e Tiro. O Profeta Jeremias escreveu para o Egito, Edom, Damasco, Quedar, Hazor, Elão e Outras Nações.”
Em João 3.16, você lê: “Deus amou o mundo de tal maneira, que enviou seu filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.” Através deste versículo, conhecemos a preocupação de Deus para com a humanidade decaída e distanciada de si. Razão pela qual enviou Jesus, o Seu Filho Unigênito, ao mundo, para uma única missão, “Salvar”.
A única missão de Jesus no mundo foi salvar o homem perdido, leia Lucas 19.10 e João 3.16, diz que Deus deu Jesus ao mundo. O verbo dar foi exatamente o que Deus fez, ofereceu seu Filho Amado para resgatar o homem que havia se afastado completamente Dele. Para se entender missões, é preciso partir deste princípio, que Deus deu seu Filho, e que o Próprio Filho se deu para a salvação dos homens perdidos, se compreendermos isso, podemos então dizer: missão é a obra de Deus, dada à Igreja, que seguindo o exemplo de Cristo, chamando todos ao arrependimento, e ter fé em Cristo, enviando-os a serem discípulos D’ele.
E  assim como Jesus foi Enviado de Deus, Ele enviou seus Discipulos, Jesus disse em João 17:18 “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo”  “assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós” (João 20:21), e assim Todos os discípulos também foram enviado,  pois segundo a tradição cristã com base principalmente no  historiador Eusébio de Cesárea (cerca de 260 a 340) no seu segundo livro da história da igreja, é dito que:
João, Foi Missionário na Ásia, Pedro Foi Missionário  em Ponto, Galácia,  Bitínia e Capadòcia,
Andre foi levar a Palavra de Deus na Cítia,Mateus, em outras nações após ter escrito o evangelho, Bartolomeu  foi Missionário na Índia, e Tomé foi pregar entre os partos ( Irã, Iraque e Paquistão) , e certamente também chegou a Índia,  Marcos foi ao  Egito e foi fundando a Igreja de Alexandria, Simão- o zelote- foi missionário na Pérsia, Tiago , o grande- na Espanha,
Tiago , o justo , na Arábia e Felipe foi missionário na Frígia.
PARA QUE MISSÕES?
          Falar em missões, sem querer saber para que fazemos missões, é o mesmo que andarmos no escuro. Paulo, o grande missionário, foi sempre consciente de que há um objetivo a ser alcançado em missões. Das três indagações feitas por Paulo, a segunda interroga: Como crerão naquele que não ouviram? Sabe qual é a resposta? Missões, sim, Missões existe para levar Cristo a todas as pessoas, fazendo-as crer que Ele é Eterno e Suficiente Salvador.
        As estatísticas mostram hoje, que evangelizar o mundo, e, principalmente os povos não alcançados é um desafio. Não podemos mais visualizar um mundo rodeado de barreiras sociais e políticas, porque Deus está derrubando todos os bloqueios de satanás. O Evangelho precisa chegar as grandes cidades do mundo, calcula-se que hoje, apenas a metade do globo terrestre, já ouviu falar do Evangelho, e a outra maioria absoluta que representa cerca de 3,2 bilhões de pessoas, estão envolvidas nas trevas espirituais. Existe Missões porque há um mundo carente e necessitado do amor de Deus, as verdades fundamentais do evangelho precisam ser anunciadas sob pena de chegarmos na presença do Nosso Senhor, com as mãos sujas de sangue da nossa geração. Somos responsáveis pelos que vivem em nossa cidade, ou nós lhe falamos de Cristo agora, ou um dia será muito tarde para os perdidos,e, para nós os salvos.
        Não podemos nos esquecer que há um clamor no céu por missões que diz “a quem enviarei, e quem há de ir por nós?” (Isaías 6:8) e há um clamor na terra que diz  “passa à Macedônia, e ajuda-nos” (Atos 16:9) e há também um clamor no inferno por missões que diz “rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento” (Lucas 16:27,28).
ONDE FAZER MISSÕES?
Já sabemos que o objetivo de missões, é levar todos à salvação, porém podemos ir além do seu objetivo. Dentro da visão missionária de Jesus, a salvação destina-se a todos os povos da terra.  O Evangelho é para todos, em todos os lugares. Utilizando Atos 1.8, a Igreja local é missões dando uma visão missionária global.

Um comentário:

  1. Parabenizo o autor desse artigo, pois é um verdadeiro raio X do que é missões e sua essência.
    Que venhamos a fazer na integra essa tarefa, ,mais que isso uma obrigação da igreja consequentemente de cada crente.
    Sejamos autênticos missionários e verdadeiros servidores do reino de Deus.

    ResponderExcluir