quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Quarta da Vitória - Pr. Francisco Caetano "O Crente Bambu"

Meditando na pregação do Pr. Francisco Caetano, quando citou o bambu, comparando-o à vida do crente, pesquisei e vi que existem pelo menos duas histórias sobre o bambú. Elas nos deixam lições importantes para a vida cristã e profissional. A a história de um garoto e seu avô. Eles estão em casa e do lado de fora acontece um grande temporal. O menino admirado pela força do vento, chama a atenção do avô mostrando as árvores sendo arrancadas do seu leito pela força do vento. Num momento, o vento tão forte, arrancou três árvores muito grandes. O garoto então observou que uma terceira de bambu dobrava até quase encostar no chão, porém não foi arrancada...


Ele pergunta para o avô qual a razão de o bambu não quebrar e nem ser arrancado como foram aquelas árvores, tão violentamente pelo vento. O avô então desvenda o segredo da natureza daquelas tão finas tabocas, e diz ao menino que é por causa da humildade da árvore que diante da força do vento, se curva para ele passar. Nessa história aprendemos que o crente bambu deve ser humilde. Ele deve se inclinar aos mais fortes, às autoridades, aos anciãos e ao seu mestre. Aquelas árvores grandes não tinham flexibilidade ante as lutas, por isso quebraram e foram tiradas do seu lugar, vindo a morrer. Se não quisermos ser envergonhados, perder a batalha ou ser mortos, devemos ter humildade e reconhecer que a nossa vitória não está em nós, mas em Cristo que é todo-poderoso.

Pr. Caetano falou sobre o bambu chinês. O cultivo dessa planta é diferenciado. O agricultor deve ter paciência, pois ao plantá-la vai aguardar por quatro anos o seu desabrochar. Nesse período, ela se prepara embaixo da terra, estendendo sua maciça e fibrosa estrutura de raiz vertical e horizontalmente. Após os quatros anos de espera, ela cresce até atingir a altura de vinte e cinco metros EM APENAS UM ANO.

A vida do cristão é parecida com essa planta. Ele não vê o resultado do seu trabalho de imediato. A sua lida, muitas vezes não é vista, ou percebida, porém os frutos virão quando menos espera. Não se desanime se está orando pela salvação de um parente, esposa, esposo, filho, ou um amigo. Continue orando e insistindo com Deus. Enquanto estás a fazer isso, significa que a semente que você plantou, vai germinar quando você menos espera. (Sl 126.6). Alguns servos de Deus se desesperam quando oram e não vêem as coisas acontecerem. Pensam que Deus não quer responder seus pedidos ou que Ele não os escuta. É preciso perseverar. Esperar o tempo suficiente do crescimento da raiz a fim de ver, com o tempo, o surgimento de uma grande árvore frondosa e bonita como o bambu chinês.

VEJA MAIS FOTOS





Nenhum comentário:

Postar um comentário