sábado, 9 de março de 2013

O PODER DA MANIPULAÇÃO

Existe um poder dentro de cada ser humano que é capaz de mudar o destino das coisas, convencer você de que a direita com certeza é bem melhor que à esquerda ou que o amarelo com certeza talvez não seja a sua cor favorita. Bom, talvez esteja exagerando um pouco sobre isso até porque trata-se de um tema de natureza complexa e que, por sua vez, não possa ser explicado em sua totalidade porque nem todos as perguntas a respeito disso foram respondidas.Manipular é algo discutível, principalmente quando os supostos manipulados não admitem que foram levados a tal situação. Isso é mais evidente em uma sociedade como a nossa que sofre do mal do sub-entendido ou das tão ``escancaradas``. Muitos são manipulados por alguém sem ao menos perceber. Sendo assim, o mais irônico de tudo isso é quando o mesmo faz uso
de táticas manipuladoras e muda o verdadeiro foco da questão que devia ser questionada. Em outros casos, a manipulação interfere também na esfera dos relacionamentos pessoais em que a chantagem emocional torna-se a principal arma. Normalmente as vitimas são pessoas que nem elas sabem mais são pessoas sensíveis e/ou ingênuas. Nesse jogo, vale basicamente qualquer argumento (geralmente sem suportes jurídicos nem eclesiásticos). 
O objetivo principal é conseguir o que quer e fazer que os outros façam o que ele deseja. Os que são manipulados pelo menos, não logo de inicio iram ver que foram usados mais ao longo do dias perceberam que foram enganados. Manipuladores não têm ressentimento, culpa arrependimento ou peso na consciência na mente e no coração, vive uma vida de mentira somente procurando favorecer a si mesmo e sua família a custa dos que os rodeiam. Nunca esquecendo que cada um tem o direito de ter a sua opinião e vontade própria. Deus em sua soberana bondade fez o homem livre, mas nos deu a responsabilidade sobre nossos erros e todos serão julgados de acordo com suas obras, mostrando a nossa liberdade e nossa responsabilidade. Mas se Deus nos deu o livre arbítrio de onde vem o direito de alguém determinar o que é certo ou errado para os homens e qualificarem coisas como pecados e assim proibirem seus fiéis de praticarem tal coisas com pena da condenação ao inferno? Condenam mais as pessoas do que o próprio Deus que não condena nenhum de seus filhos, mas sim nossa consciência que nos faz sofrer por nossos pecados, seria então essas pessoas maiores do que Deus para esses fiéis seguirem suas leis mais do que as leis de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário