sábado, 10 de novembro de 2012

Compartilhado do Blog: Pentecoste verdade: Uma Igreja Em Crise

Uma Igreja Em Crise
A Igreja Evangélica Assembléia de Deus situada na cidade de Pentecoste Ceará, está vivendo uma crise como nunca antes em toda a sua história. A crise, contudo, tem suas raízes no Governo da Igreja, ou melhor, no estilo de liderança de seu líder. Recentemente um "obreiro" da nossa denominação digitou um documento contendo uma série de acusações contra o nosso líder. Inclusive entregou pessoalmente uma cópia em sua residencia (casa pastoral).
Imediatamente foram distribuídas  cópias para outras pessoas, na sua maioria membros.
No documento o líder é acusado de ser DITADOR, sendo que há mais de seis anos não faz uma reunião com o ministério local (presbíteros, diáconos e auxiliares), decide tudo sozinho, e quem não o obedece acaba recebendo punições; Também foi acusado de FAVORECER a própria família em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos. Recentemente um de seus genros foi consagrado a evangelista pela CONADEC na71ª AGO em Guaraciaba do Norte sem o ministério local ser consultado; Como também segundo ele, a igreja está sem DOUTRINA. Mesmo tendo vários desvios de conduta de seus membros, ninguém é aconselhado ou disciplinado.
Foi convocado uma reunião para solucionar o problema, mas, nada foi resolvido. Tudo acabou em pizza. A maioria dos obreiros que participaram da reunião sentiram-se "usados" e "traídos". Todos os compromissos firmados não foram respeitados.
Há opiniões divergentes sobre o assunto. Alguns falam que basta mudar a liderança e outros dizem que os presbíteros estão sem nenhuma moral. Mas, com bem falou Bobby Jamielson, do ministério 9 Marcas sobre o porque você não pode mudar a sua igreja: "A visão da maioria dos pastores em sobre assuntos como pregação, liderança e estrutura eclesiástica não estão disponíveis para qualquer um questionar. E se a posição do pastor não vai mudar, a igreja não vai mudar. Muitos pastores lideram o ministério da única maneira que eles conhecem. É a única maneira que eles confiam".
Não há saída fácil para essa crise. Contudo não podemos perder a fé em Deus. A situação está critica, mas não a ponto de apelarmos para alternativas radicais, como promover uma outra igreja. Temos que lutar para que a sã doutrina volte para os nossos púlpitos, que haja oportunidades iguais para todos e que urgentemente a nossa igreja torne-se autônoma  sendo criado um estatuto próprio.
Somos gratos ao nosso pastor pelo trabalho realizado em nossa cidade. Esperamos que tudo o que foi dito ao seu respeito não seja verdade, como já está sendo esclarecido.
Sei que não é mudando de líder que esta situação vai mudar. 
Oramos para que a CONADEC providencie urgentemente uma solução para esse impasse.

Em Cristo,


Presbítero Jorge Pinto.         



 4 comentários:
  1. Quero parabenizar meu irmão, Pb. Jorge Pinto pela postagem, mais gostaria de fazer algumas observações que foram mal interpretadas pelo meu irmão a qual tenho uma grande admiração pelo seu caráter e por sua postura como homem de Deus
    1. Quando cita: documento contendo uma série de acusações. Todo o conteúdo do que foi escrita não há nenhuma acusação, o que foi escrito são fatos que todos nos conhecemos e convivemos com esses fatos diariamente. “contra fatos não há argumentos”
    2. Quando cita: Imediatamente foram distribuídas cópias para outras pessoas. A única copia distribuída pelo autor do documento foi entregue somente ao líder da igreja, se outras pessoas membros ou não tem essa copia, foi recebida pelo próprio líder citado. O intuito do documento digitado nunca foi ha divulgação do mesmo, mas sim uma tentativa de solucionar ou pelo menos amenizar tantos problemas acumulados em sua gestão.
    3. Quando cita: líder é acusado de ser DITADOR, acusado de FAVORECER familiares e sem DOUTRINA. Gostaria de esclarecer que isso não foi uma acusação. Acusação é quando precisa-se provar o que esta acusando, no caso desses itens citados não precisa de provas como citei acima. “contra fatos não há argumentos”.
    4. Quando cita: Foi convocado uma reunião para solucionar o problema. Concordo com reuniões, o que mim intriga é depois de mais de 06 anos sem uma reunião ministerial convoca-se com caráter de urgência o ministério com intuito de levar um obreiro à disciplina por uma acusação sem procedência (e covardemente na sua ausência), O verdadeiro motivo da reunião foi de mudar o foco “reuniões deveriam seres mensalmente e para discutir e resolverem os problemas da igreja que não são poucos.
    5. Quando cita: obreiros "usados" e "traídos". Todos os compromissos firmados não foram respeitados. Como um líder e vários liderados poderiam ter o poder de acusar alguém sem:
    • SUPORTE JURÍDICO a constituição mim permite por ser esse um país democrático o livre direito de expressar minhas opiniões.
    • SUPORTE ECLESIÁSTICO, onde na Bíblia diz “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente” (Jeremias 48:10)
    • ESTATUTO a igreja local nem estatuto têm, mesmo assim baseando no estatuto da CONADEC não encontrei nenhum artigo que proíba um obreiro a reivindicar o que errado esta, pelo contrario uma das muitas funções de um obreiro é de fiscalizarem seus pastores e lideres.

    Termino meu comentário dizendo: Eu sofro, minha família sofre, a igreja sofre nosso líder e sua família, sei que também sofre. Estou pagando o preço por minhas atitudes, mas com a certeza que estou sendo usado por Deus em ter tomado essa decisão.





    1. Caro irmão Celinho, agradeço pela participação, seus comentários e observações.

  2. Mas um fato que fiquei a mim questionar quando você cita sobre o nosso pastor: Esperamos que tudo o que foi dito ao seu respeito não seja verdade. Deixo bem claro não foi citada em nenhum momento alguma coisa com duvidas se é verdade ou mentira. Repito, mas uma vez o que foi escrito são fatos que todos nos conhecemos e convivemos com esses fatos diariamente. “contra fatos não há argumentos”. Também quando diz: como já está sendo esclarecido. Desde o acontecimento não mim ausentei e nem mim ausentarei de minha igreja que sou membro desde 18 de junho de 1988, então gostaria de saber, porque ate o presente momento não estou sabendo qual dos fatos expostos foram esclarecido.


    1. Caro irmão Celinho, agradeço sua participação, seus comentários e observações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário